Notícias

Congresso da CTB contra as reformas

Geral, 28 de Agosto de 2017 às 17:03h

O Congresso Nacional da CTB destacou a luta da classe trabalhadora contra as reformas trabalhista e previdenciria. Durante o painel As contrarreformas e os desafios do movimento sindical, o assessor jurdico da CTB nacional, Magnus Farkatt, apresentou as principais alteraes provocadas pela Reforma Trabalhista e os prejuzos aos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, bem como os impactos sobre o movimento sindical.

 
 
Ele afirmou que foram alterados 117 artigos da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e todas as alterações prejudicam os trabalhadores. Entre os principais itens destacados por ele, estão a substituição do legislado pelo negociado, cujo objetivo é substituir a lei pelas convenções trabalhistas, facilitando a flexibilização de direitos. “É o fim do trabalho legislado, uma vez que tudo poderá ser negociado diretamente com o patrão, o que é altamente arriscado”, comentou.
 
Outro ponto levantado é que agora os empregadores não precisarão mais negociar com o sindicato para realizar dispensas coletivas. Também foi autorizada pela reforma a criação das comissões de empresa, que acabará, pela maneira como foi formatada, concorrendo e esvaziando os sindicatos. “O objetivo dessas comissões é esvaziar os sindicatos por categoria e instituir o sindicato por empresa, modelo já dominante na Europa ocidental”, concluiu.
 
Fonte: CTB

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros