Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia completa 102 anos de luta nesta segunda

Com mais de um século de existência, o Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia completa seus 102 anos. A entidade que resistiu ao golpe militar e ao período neoliberal ganhou destaque especial nas mobilizações pela democracia, além do protagonismo nas lutas dos trabalhadores e trabalhadoras.

O fortalecimento dos trabalhadores, o alto índice de representação sindical e a sintonia com os movimentos sociais na luta contra as desigualdades de renda e de direitos. Essas são características que ajudaram a transformar o Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia numa referência na luta sindical.

O presidente do Sindicato, Adson Batista, reforça que nesses 102 anos é importante lembrar e agradecer a todos aqueles que construíram a trajetória da entidade, hoje reconhecida com referência na defesa da classe trabalhadora. “Não tem como pensar o Sindicato sem pensar primeiro nessas pessoas que  se dedicaram ao longo dos anos a entidade. Por isso,  merecem parabéns ”, destaca.

Tempo de superação

Esse ano está sendo de muitos desafios, mas também superação para o sindicato dos metalúrgicos da Bahia, que se mantém firme em seu propósito, atuando arduamente em prol da categoria metalúrgica neste contexto de pandemia, elencando uma série de ações como a realização e de Acordos e Convenções Coletivas, reforma da sede do sindicato, reestruturação e novo sistema de banco de dados, representação nas eleições municipais, entre outros.

Acordos e Convenções Coletivas

Mesmo diante da grave crise e insegurança econômica, o sindicato atua de maneira vigorosa, e dentro dos protocolos sanitários (inclusive com reuniões virtuais), para realizar as campanhas salariais, renovar os acordos e convenções coletivas, proteger os empregos, os salários e os direitos.
A Covid 19 demandou uma agilidade maior para negociar com a classe patronal a manter os contratos de trabalho, assegurando o sustento de várias famílias. Além disso, a fiscalização nas empresas foi intensificada para garantir que as medidas de segurança necessárias fossem adotadas no local de trabalho, na tentativa de evitar a contaminação e proliferação do novo corona vírus nesse ambiente.

Reforma da sede

Uma das primeiras preocupações da atual diretoria foi com a modernização da sede do STIM Bahia, situada na rua Cabral, nº 15, Bairro Nazaré, em Salvador. A gestão optou por realizar uma reforma básica nas instalações, pintura completa e aquisição de mobiliário e equipamentos novos. De acordo com o presidente do sindicato, Adson Batista “os espaços foram renovados para tornar a permanência no sindicato mais confortável, sobretudo nas assembleias, reuniões e cursos, que serão ofertados futuramente”, destaca .

Novo Sistema de Banco de Dados

Mais moderno e agil, o novo sistema de banco de dados do sindicato marca o início de uma relação mais eficaz da entidade através das tecnologias de gestão. A partir da nova plataforma, o Sindicato tem acesso de forma organizada a várias informações essenciais para o planejamento estratégico da entidade, como empresas da base, números de trabalhadores por localidade, entre outros. A ferramenta é utilizado para gerar boletos da mensalidade dos sindicalizados e a companhar as finanças da entidade. “Foi um trabalho que intenso. Fizemos diversas reuniões, acompanhamos passo a passo a implementação das ferramentas e agora temos o orgulho de apresentar este novo banco de dados”, disse a diretora de Comunicação do Sindicato, Silvana Santos.

Novo site e redes sociais

Durante esse ano, o Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia lançou seu novo site. A plataforma tem novo layout com navegabilidade também para dispositivos móveis, como celulares e tablets, acesso fácil e ágil às notícias que interessam à categoria e os diversos serviços prestados pelo Sindicato.
O novo site facilita o compartilhamento de notícias nas redes e mídias sociais, bem como o acesso às publicações e boletins do Sindicato, às convenções e acordos coletivos.

Em breve a sindicalização de trabalhadores também poderá ser feita pelo site de forma simples e rápida, bem como a impressão de boleto da mensalidade dos sindicalizados.
Paralelamente ao desenvolvimento do site novo, O sindicato também ampliou a ação nas redes e mídias sociais com a criação da página no facebook e no instagram, para agilizar e aprimorar o diálogo com os trabalhadores.
Confira nosso site no link:
http://metalurgicosbahia.org.br/

Acesse nossas redes sociais:
https://m.facebook.com/metalurgicosbahia/

https://www.instagram.com/metalurgicosba/