5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora discutirá saúde como direito humano
Entre os dias 18 e 21 de agosto de 2025, Brasília sediará a etapa nacional da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), que traz como tema central “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”.
O evento, organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e promovido pelo Ministério da Saúde, reunirá representantes de diversos setores para debater, propor e deliberar ações voltadas ao fortalecimento de políticas públicas que garantam o acesso universal à saúde no SUS, com foco nas necessidades e realidades da classe trabalhadora.
Três eixos centrais de discussão
A conferência será estruturada em torno de três grandes eixos:
- Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
- Novas relações de trabalho e seus impactos na saúde laboral;
- Participação popular e controle social na saúde dos trabalhadores.
Pandemia e novos desafios
Além de propor diretrizes, a 5ª CNSTT também pretende analisar os impactos de longo prazo da pandemia de Covid-19 sobre a saúde da classe trabalhadora, considerando mudanças na frequência e na natureza dos agravos à saúde, e buscando soluções para enfrentar esses desafios nos próximos anos.
Etapas preparatórias
O processo de construção da conferência envolveu debates em todo o país, passando por:
- Etapa Municipal / Regional / Macrorregional – até 15 de abril de 2025;
- Conferências Livres – até 30 de abril de 2025;
- Etapa Estadual e Distrital – até 15 de junho de 2025;
- Etapa Nacional – de 18 a 21 de agosto de 2025, em Brasília (DF).
A 5ª CNSTT será um espaço estratégico para discutir a saúde como um direito humano inalienável e reforçar a importância de políticas de prevenção, proteção e promoção da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras.
Os metalúrgicos da Bahia estarão representados no evento pela CTB Bahia, levando suas demandas e experiências para contribuir na formulação de propostas que fortaleçam a saúde e a segurança no trabalho em todo o país.