Nota de Pesar pelo falecimento de Raimundo Brito
É com profundo pesar que o Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia comunica o falecimento do companheiro Raimundo Ferreira Brito, ocorrido na manhã deste sábado, 19 de outubro, no município de Indiaroba, Sergipe, vítima de um acidente de trânsito.
Baiano, nascido no município de Conde, Raimundo Brito tinha uma longa trajetória na construção civil, atuando como pedreiro desde 1979. Ele iniciou na vida sindical em 1987 e foi um dos protagonistas da “Revolta dos Peões” em 1989, ao lado de Washington de Souza. Desde então, foi eleito para diversos cargos na diretoria, ocupando inicialmente a posição de Tesoureiro em 1990. Ao longo dos anos, assumiu importantes funções como Diretor de Imprensa e Comunicação, Secretário-Geral e Presidente do SINTRACOM-BA, além de ter presidido a FETRACOM-BA.
Na gestão 2018-2023, Raimundo foi Tesoureiro do SINTRACOM-BA e, devido ao seu compromisso e dedicação, foi reconduzido ao cargo na gestão 2022-2026. Também atuava como Secretário de Finanças da FETRACOM-BA, Coordenador da Executiva Nacional do Ramo da Construção da CTB, diretor da UITBB e Conselheiro Fiscal da CONTRICOM. Mais recentemente, ocupava o cargo de Vice-Presidente do Conselho Estadual Tripartite e Paritário do Trabalho e Renda (CETER), com mandato até 2025.
Raimundo Brito era um sindicalista incansável e comprometido com a defesa dos direitos dos trabalhadores. Um militante de consciência de classe, amigo leal, esposo, pai e avô amoroso, ele deixa um legado de luta e dedicação às causas populares.
Neste momento de dor, o Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia expressa sua mais profunda solidariedade aos familiares, amigos, companheiros e companheiras de luta, bem como a todos os diretores e funcionários que tiveram o privilégio de trabalhar ao lado desse grande líder. Sua memória seguirá viva em cada um de nós.