Sindicato ganha processo de periculosidade e insalubridade contra empresa MAC Engenharia
Trabalhadores receberão adicional de periculosidade e insalubridade
O Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia recebeu decisão favorável do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-BA), no
processo de periculosidade e insalubridade para os trabalhadores do setor de Refrigeração que atuam na empresa MAC Engenharia.
A juiza da 34ª Vara do Trabalho de Salvador, Monique Matos, deu ganho de causa do pleito feito pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, reconhecendo o direito dos trabalhadores da empresa no setor Refrigeração, de receber adicional de periculosidade e adicional de insalubridade.
O Sindicato alegou que no desempenho das atividades, os trabalhadores sempre mantiveram contato com inúmeros agentes periculosos e insalubres. O que foi confirmado pelo perito técnico no decorrer do processo.
Com a decisão, os trabalhadores da empresa passam a receber adicional de periculosidade e adicional de insalubridade grau médio (20%), ambos com integração salarial e diferenças reflexão nas verbas rescisórias.
De acordo com o presidente do sindicato, Adson Batista, o reconhecimento de que a empresa expõe os trabalhadores ao risco, sendo obrigatório o pagamento do adicional, é uma importante vitória. Fruto da união entre trabalhadores e Sindicato. “A atuação do Sindicato na Justiça é uma entre muitas frentes de luta da entidade na defesa dos direitos dos trabalhadores. Para fortalecer ainda mais essa atuação é fundamental que os trabalhadores se associem ao Sindicato”, acrescenta Adson.