Stim Bahia assina Convenção Coletiva de Trabalho 2023 do setor de Refrigeração

O Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia assinou, na última quarta-feira (16/08), a Convenção Coletiva de Trabalho 2023 para os trabalhadores metalúrgicos que atuam no setor de Refrigeração.

De acordo com o presidente do Sindicato Adson Batista, a assinatura do documento é uma importante conquista, pois há cinco anos a categoria do setor de refrigeração não conseguia renovar a sua Convenção Coletiva. “Após longas reuniões com representantes do Patronal, assinamos a CCT 2023. Foram meses intensos de negociação para garantir a preservação dos direitos trabalhistas previstos na CCT e melhorias nos benefícios”, disse o presidente.

As negociações de 2023, foi acordado um índice de 3% para o reajuste salarial, tendo como base o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) retroativo a janeiro de 2023. Já as empresas que não possuem Acordo Coletivo deverão pagar retroativo a 2018.. É importante ressaltar que conforme acordado pelas entidades e aprovado pelos trabalhadores da categoria em assembleia geral, as diferenças referentes ao reajuste salarial serão pagas pelos empregadores em até 5 (cinco) parcelas, a partir da folha de pagamento de agosto de 2023, não sendo vedada antecipação.

Conforme a CCT 2023 ficou ajustado que as empresas concederão mensalmente a todos os seus empregados Vale Alimentação ou Vale Refeição no valor de R$ 20,00, por dia de trabalho, inclusive nas faltas plenamente justificadas no mês.

Demais informações sobre a Convenção Coletiva de Trabalho poderão ser verificadas junto ao Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia.