Vale fecha fabrica em Simões Filho, deixando rastro de contaminação e desemprego

A Vale informa que encerrará a operação de ferroligas de manganês, da planta da Vale Manganês, localizada na cidade de Simões Filho, região metropolitana de Salvador, na Bahia. A previsão é que o processo de desmobilização da unidade seja concluído até o final do ano.

De acordo com Nota da própria empresa, a Vale Manganês tentou todas as alternativas viáveis, ao longo dos últimos dez anos, para manter a operação autossustentável e competitiva no mercado.

Sindicato dos Metalúrgicos de Simões Filho está atuando para garantir diversas ações da empresa, entre elas, a negociação de um programa de desligamento voluntário, extensão da assistência médica para empregados e seus dependentes, apoio em processo de recolocação no mercado de trabalho e mapeamento de vagas para possível transferência de trabalhadores para outras operações da Vale.

Durante todo o período de funcionamento da usina, a comunidade de Cotegipe foi uma das mais prejudicadas com a contaminação causada pela empresa através do manganês liberado na atmosfera local. A usina da Vale tem conhecimento dessa situação há muito tempo, tanto que assinou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), em 1999, com o Ministério Público da Bahia e a Prefeitura de Simões Filho, no qual se comprometia a destinar verbas para compensar os ambientais provocados pela empresa ao longo de 38 anos de funcionamento. Já é comprovado que a exposição constante ao manganês gera problemas respiratórios e neurológicos. A Vale afirma que cumpriu todas as medidas estabelecidas no TAC, porém moradores e pesquisadores discordam na questão, alegando que o efeitos da contaminação persistem.