Representação Metalúrgica marca presença na Conferência Nacional de Combate ao Racismo do PCdoB
A 1ª Conferência Nacional de Combate ao Racismo do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) – Por um Projeto Nacional de Desenvolvimento, antirracista e democrático teve início na última sexta-feira (4), às 18 horas com a participação de mil pessoas, entre delegadas e delegados eleitos nas etapas estaduais, além de convidados e convidadas para o ato de abertura. Dentre os delegados, estava Adson Batista, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia.
O evento aconteceu em formato híbrido na sexta (4), sábado (5) com a plenária final no próximo sábado (12) e deve contar com a presença de dirigentes na mesa de trabalhos e convidados no auditório do Hotel Fiesta, em Salvador (BA). As representações estaduais e políticas participarão por plataforma virtual, através do Zoom.
O objetivo da Conferência é atualizar a militância politicamente, teoricamente e organizativamente sobre como combater o racismo e unificar ainda mais o partido nesta linha de atuação. Para orientar os debates, o PCdoB lançou um documento com 75 pontos base sobre o tema.
Todo o processo de Conferência até chegar na etapa nacional começou com os debates em torno deste documento base construído pelo coletivo partidário e representantes do movimento antirracista.
As discussões ocorreram tanto na Tribuna de Debates, com o envio de textos opinativos que contribuíram para o tema – publicados no hotsite da Conferência – como nos encontros das organizações de base, em plenárias temáticas e em conferências municipais que elegeram seus representantes nas conferências estaduais. Do mesmo modo, na etapa estadual foram eleitos delegados e delegadas representantes de cada estado, conforme número de mobilizados localmente.