Sindicato participa da Marcha das Margaridas 2023
A Secretária de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, Silvana Santos, participou da Marcha das Margaridas, que ocorreu nos dias 15 e 16, em Brasília-DF. O evento acontece de quatro em quatro anos e é considerado a maior ação política de mulheres da América Latina.
Com o tema “Pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver”, a Marcha das Margaridas é organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) e estima-se a participação nessa edição de 2023 de mais de 100 mil mulheres pelas ruas de Brasília e na Esplanada dos Ministérios. Na manhã desta quarta-feira (16), a Marcha das Margaridas foi encerrada com uma caminhada até o Congresso Nacional, sendo recebida pelo presidente Lula e ministros.
De acordo com Silvana Santos a sua presença na marcha destaca o compromisso do sindicato em apoiar e amplificar as preocupações das mulheres no ambiente de trabalho, garantido que suas vozes sejam ouvidas.
História
A Marcha tem como inspiração a luta de Margarida Maria Alves. Uma mulher trabalhadora rural nordestina e líder sindical que rompeu com padrões tradicionais de gênero, ocupando por 12 anos a Presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba.
Por lutar pelo direito à terra, pela reforma agrária, por educação, por igualdade e por defender direitos trabalhistas e vida digna para trabalhadoras e trabalhadores rurais, foi cruelmente assassinada na porta da casa, em 12 de agosto de 1983.
Seu nome se tornou um símbolo nacional de força e coragem cultivado pelas mulheres e homens. É em nome desta luta que a cada quatro anos, no mês de agosto, milhares de Margaridas de todo o país marcham em Brasília, pedindo justiça, igualdade e paz no campo e na cidade.